
Nova York - USA
Maratona de Nova York (oficialmente TCS New York City Marathon) é uma corrida na distância de 42,195 km realizada na cidade de Nova York através de seus cinco bairros, fundada em 1970 por iniciativa de Fred Lebow, um corredor norte-americano nascido na Romênia e grande entusiasta de esportes e corridas de rua. Uma das maiores corridas do mundo, com mais de 40.000 participantes a cada edição, está entre as mais proeminentes corridas anuais dos Estados Unidos, junto com as maratonas de Boston e de Chicago, e faz parte do grupo de World Marathon Majors.
A prova é realizada anualmente desde 1970 pelo New York Road Runners (NYRR) à exceção de 2012, quando foi cancelada devido aos estragos causados na cidade pelo furacão Sandy, uma semana antes. A partir de 2014 passou a ser patrocinada pela maior multinacional indiana de capitalização de mercado, a Tata Consultancy Services (TSC), que, por contrato de patrocínio, agrega seu nome à prova. Por causa da enorme popularidade da maratona tanto nos Estados Unidos quanto no resto do mundo, que faz com que o número de interessados chegue às centenas de milhares, a inscrição se consegue por meio de um sistema de loteria.
A prova, realizada no primeiro domingo do mês de novembro, é transmitida ao vivo localmente para a cidade de Nova York pela WNBC, pela tv a cabo Universal Sports para todo o país e on line através do próprio site da rede de televisão. Sua audiência mundial anual alcança 315 milhões de espectadores.
Para quem gosta de correr e também curtir correr com os amigos, ainda que o percurso não seja dos mais fáceis, o ideal é participar da Maratona de Nova York. Com mais de 50.000 atletas fazendo festa pelo trajeto, seu trajeto começa na Staten Island (pouco antes da Ponte Verrazano-Narrows), levando os corredores até o Brooklyn. Após descerem da ponte, os corredores entram no Brooklyn por cerca de 18 km. Após o Km 21 chegam a Long Island City, no Queens. Após 4 km neste bairro, cruzam o East River e entram em Manhattan, passando pelo Bronx (km 32), e finalmente terminam dentro do Central Park, com suas folhagens alaranjadas, características da época de outono, sob os olhares de mais de 1 milhão de espectadores.
Para a retirada do kit, a feira (Expo) abre na quinta e vai até sábado. Nada menos que 8 mil voluntários trabalham no evento. O ideal é ir na quinta feira buscar o kit, pois a partir de sexta feira começam a chegar os americanos de outras cidades. Se precisar de alguma ajuda procure o ¨Solution Desk¨, onde pessoas irão auxiliá-lo, inclusive em português. A feira é muito grande e tem de tudo que os atletas vão necessitar.
No sábado muitos corredores aproveitam para correr a prova de 5 km que larga na frente do prédio da ONU (8h30) e termina na linha de chegada da maratona. Uma boa oportunidade para soltar os músculos. O jantar de massas é feito no próprio sábado a partir das 16 horas. Os tickets extra podem ser adquiridos na feira por US$ 40.
Em 2015 as inscrições dependem dos interessados participar de uma loteria que abriu no dia 15 de janeiro e vai até 15 de fevereiro).
Não é uma prova para fazer um bom tempo, pois é muita gente correndo por diversas ruas estreitas e congestionadas.
Participei desta Maratona em 01.11.2009, época que normalmente faz muito frio em New York.
O desafio começa na manhã da largada.
Por uma questão de logística, os atletas são obrigados a acordar muitas horas antes da largada (a primeira onda é as 9:40 hs) para embarcar nos ônibus que os levam de Manhattan a Staten Island para largar ao pé da Verrazano Bridge onde a prova começa.
Dessa forma são utilizados metrô, ferry e um ônibus em Staten Island, e finalmente ficam aguardando a largada em ondas. A média de tempo de espera para a largada em Staten Island é de 2h15, e geralmente faz frio na época da prova. Portanto se faz necessário levar roupas quentes que possam ser abandonadas na largada, comida e algo para sentar. No local da largada haverá café da manhã e tudo o que você precisa para ficar lá aguardando seu horário de largada, o que pode significar algumas horas.
Por essa razão o ideal é ir participar da Prova com amigos.
Depois da prova, os participantes com os familiares tem todas as lojas da cidade para desfrutar.

Foto com os colegas do Marcos Paulo Reis antes da maratona

Aguardando o Ferry Boat antes da largada

Atletas correndo na saída da Ponte tumultuada

A distribuição de Gatorade sempre impecável

Na chegada finalmente 3:45 hs