
Budapeste
Budapeste (em húngaro Budapest) é a capital, cidade mais populosa e principal centro financeiro, corporativo, rcantimel e cultural da Hungria. É a sexta maior cidade da União Europeia e recebeu a classificação de cidade global alpha, por parte do Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC). Localiza-se nas margens do rio Danúbio e possui 1 740 041 habitantes, de acordo com dados de 2012 do Centro de Estatísticas Húngaro (Hungarian Central Statistical Office). Sua região metropolitana, também chamada de Grande Budapeste, possui 3 271 110 habitantes . Budapeste foi fundada em 17 de novembro de 1873 com a fusão das cidades de Buda e Ôbuda, na margem direita do Danúbio, com Peste, na margem esquerda. Seus habitantes chamam-se budapestinos.
Participei desta maratona em 26.09.2010, e infelizmente nesse dia choveu muito, práticamente em quase todo o trajeto da maratona.
Além da maratona disputada individualmente ou em revezamento, acontecem provas de 3,5 e 7,5 Km, além de outra absolutamente diferente e interessante, na distância de 30 Km.
A entrega do kit, a largada e a chegada são no Parque da Cidade, imensa área verde, onde ficam as famosas termas e o zoológico. A organização é perfeita, com boa hidratação, percurso plano, sendo boa parte da corrida ao lado do Rio Danúbio.
O percurso da Maratona é predominantemente plano com algumas elevações nas diversas pontes que cruzam o rio Danúbio.
O percurso passa por quase todos os pontos turísticos da cidade. Os principais edifícios que estao ao lado oeste (Buda) e leste (Peste) da capital húngara, bem como em frente ao imponente edifício do Parlamento.
Na última maratona, em 11.10.2014, haviam inscritos 23.450, dos quais 5.700 nos 42 Km. Para 2015, será comemorado a edição de numero 30 na qual a organização promete muitas festividades.

Treinando para a corrida

Os atletas correndo ao longo do Rio Danúbio.

Atletas indo e voltando pelas margens do Rio Danúbio.

Na corrida sem a chuva

Na chegada com uma garoa fina.

O Parlamento Húngaro. Um dos prédios mais visitados no país.

Visita ao Hotel Gellért. Famoso pelas suas termas
